O Winamp é um dos reprodutores multimídias mais populares da internet. Sua simplicidade e leveza fizeram com que muitos usuários escolhessem-no na hora de ouvir suas músicas e assistir a seus filmes no computador.
Entretanto, o tempo passou e novos recursos foram adicionados em todos os players, o que fez com que eles ficassem mais completos. Porém, essas novidades também os deixaram mais robustos e pesados, o que fazia com que o computador lento, além de deixar interface confusa.
Na contramão dessa tendência, o Winamp manteve-se firme às suas origens. Mesmo com diversas novidades sendo inseridas a cada nova versão, ele continua basicamente o mesmo ótimo player de anos atrás.
Sem o peso da idade
Mesmo com alguns anos de existência, o Winamp ainda mantém as mesmas características que o fizeram ser um dos líderes no ramo de reprodutor multimídia. Seu visual continua moderno, mas possui algumas melhorias em relação às versões anteriores.
Todo o conteúdo é claramente dividido pela tela, o que faz com que cada função seja facilmente localizada e acessada. Algumas coisas continuam da maneira clássica, como a essência do player, com seus botões e informações sobre cada faixa. A lista de reprodução continua inalterada, o que mostra que certo respeito dos desenvolvedores do programa aos usuários de longa data.
Contudo, para fazer com que o gerenciamento das músicas fique mais organizado, uma tela adicional foi inserida na parte inferior do aplicativo. Por meio dessa nova área, você tem total acesso e controle aos seus arquivos, além de outras funcionalidades.
Por meio de suas abas de acesso, o usuário tem domínio de alguns recursos bastante úteis. Em “Biblioteca de Mídias”, por exemplo, você gerencia as músicas e vídeos existentes em seu computador sem precisar sair do programa.
O conceito de “tudo pode ser feito por meio do player” adotado pelo Winamp vai muito além de simplesmente encontrar seus arquivos multimídia no PC. Uma das grandes novidades desta nova versão do aplicativo é permitir que, dentro dessa mesma aba, você obtenha diversas informações sobre a faixa.
Ao selecionar a opção “Reproduzindo Agora”, o programa exibe a biografia do artista em questão, assim como você confere fotos, vídeos e notícias. Além disso, também estão disponíveis outras músicas, que são executadas online. Caso você queira, é possível comprá-las diretamente do navegador, do mesmo modo que baixar toques de celular ou conferir sua letra.
Sem trocar de tela
Se o Winamp já era conhecido pela facilidade de alterar seu visual, o que dizer da possibilidade de adquirir novas skins sem ter de sair do programa? Como dito anteriormente, agora você não precisa mais sair de seu player para nada.
Com a adição de um navegador no aplicativo, qualquer função que necessite acessar uma página da rede é feita dentro do próprio Winamp. A aba “Browser” reproduz perfeitamente um programa do gênero e é capaz de conectar qualquer página sem nenhum problema.
Isso faz com que a acessibilidade do programa fique muito maior. Baixar skins e complementos, por exemplo, ficou muito mais simples, já que você faz tudo sem sair do player.
Compatibilidade com outros players
Para atrair usuários de outros reprodutores multimídia, o Winamp traz um recurso que acaba com a desculpa como “Todas minhas músicas estão organizadas em outro player”.
Agora é possível importar toda a biblioteca do iTunes direto para o Winamp sem qualquer complicação. Com isso, você pode migrar de um programa para outro sem sentir que deixou algo para trás.
Controle facilitado
Já para quem utiliza o Windows 7 e sentia falta de um controle simplificado de músicas por meio da Barra de tarefas, a espera acabou. Da mesma forma como já acontece com o Windows Media Player 12, agora é possível pausar, avançar ou retroceder faixas sem precisar acessar a janela do programa. Ao descansar o mouse sobre a tarefa, a pequena miniatura é exibida e com ela os atalhos de acessibilidade das músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário